União Desportiva da Serra sagra-se Campeã Distrital e carimba apuramento para o Campeonato Nacional

A época prometeu e a goleada cumpriu. O domingo, 13 de abril, foi de festa na União Desportiva da Serra.

Imagem: União Desportiva da Serra sagra-se Campeã Distrital e carimba apuramento para o Campeonato Nacional

A época prometeu e a goleada de mão cheia cumpriu.

Este domingo, 13 de abril, foi de festa na União Desportiva da Serra. A vitória por 5-0 frente ao GD Guiense, na 25ª jornada do Campeonato Distrital LizSport – Divisão de Honra (a 5 jornadas do fim do seu término) selou o, tão desejado, apuramento para o Campeonato Nacional e a conquista do título de Campeões Distritais.

A conquista assinalou o ponto alto de uma época exemplar da equipa orientada por Pedro Emanuel, histórico ex-jogador do clube que é agora o mister campeão da Divisão de Honra da AFLeiria, na sua época de estreia em comando técnico. Sob sua orientação, a equipa entrou em jogo com 21 vitórias, 3 empates e 0 derrotas, sendo o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato.

O jogo contra a equipa da Guia consolidou o primeiro lugar da equipa da Serra com 69 pontos conquistados em 25 jogos, com 16 pontos de avanço do atual 2º classificado, o Portomosense.

Perante uma magnífica assistência nas bancadas no Campo da Portela (cerca de 1000 pessoas), repleta de adeptos e simpatizantes do clube, e com uma grande massa das camadas jovens a acompanhar o eco que se fez ouvir pela claque “Ultra Serrranos”, a equipa serrana celebrou em conjunto a conquista do clube e o regresso ao Campeonato de Portugal numa festa que durou até às últimas horas deste domingo. Houve até um carro clássico de um adepto, que foi previamente decorado com títulos “CAMPEÃO DISTRITAL”, e que também entrou no relvado para celebrar com os jogadores e adeptos após o apito final.


A equipa serrana alinhou com David Santos, Celso, Rui Rodrigues (Capitão), Felizardo, Vasco, Sandro, Quim Zé, Vieirinha, Camará, Mantorras e Danny Marques. Jogaram ainda Miguel Neves, Tiago Neto, Marcos Santos, Miguel Neves e Marco Gordo.

Danny Marques (21´e 65´), Quim Zé (41´) e Marcos Santos (82´e 86´) marcaram os golos da equipa da casa na goleada que carimbou a subida de Divisão da UD Serra.

  _________________________

A análise do jogo


Em comentário desportivo, Virgílio Gordo, também treinador no clube a comandar a equipa de Veteranos da União Desportiva da Serra, admite que se esperava outra postura da equipa guiense, mas afirma afincadamente, “o mérito é da Serra”, que foi desde logo superior em todos os passes dos 30 minutos iniciais, sem dar a mínima hipótese à equipa vinda da Guia.

O primeiro golo do encontro surge numa aceleração brutal de Mantorras, descaído para o lado direito, e com um remate a condizer com o guarda-redes, a defender in extremis para a frente, caindo a bola aos pés de Danny Marques que acaba por marcar à boca da baliza.

A quatro minutos do final da primeira parte, Quim Zé faz o segundo golo, numa jogada de insistência do ataque unionista. Realce ainda para um remate espetacular de Sandro Reis, à passagem da meia hora do primeiro tempo.

Na segunda parte, apesar do Guiense ter entrado muito bem em campo, obrigando inclusive o guardião David Santos a brilhar na sua baliza aos 55 minutos, passados 10 minutos, numa jogada de envolvimento na zona frontal da baliza adversária, Danny Marques, trabalhou bem e fez naturalmente o terceiro da equipa preta e branco.

Nos 10 minutos finais, foi a vez de Marcos Santos brilhar e assinalar dois golos, com maior destaque para o último golo da partida. Pedro Emanuel fez entrar dois jovens da formação Serrana, tendo o jogo contado assim com quatro jogadores da formação da UDS.

Uma palavra final também para a equipa de arbitragem liderada por Diogo Amado, com uma excelente exibição na análise do jogo e decisões nas suas intervenções.

Ainda que a manhã nublada de domingo tivesse deixado dúvidas, a tarde transformou-se e trouxe boas condições climatéricas para um excelente estado do sintético e uma exibição à campeão. 

_________________________



Foto principal: Luís Rito | Fotos no texto: Eduardo Caetano Silva | Fotos no álbum facebook: Bruno Amado