Os quase 30 anos de serviço à Paróquia do Padre Mário Verdasca culminaram no dia 29 de março num dia de homenagem e de festa.
Os quase 30 anos de serviço à Paróquia do Padre Mário Verdasca culminaram no dia 29 de março num dia de homenagem e de festa.
Perante um auditório cheio, o pároco cessante ouviu as palavras de homenagem prestadas por diversas entidades: União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça na pessoa do Presidente José Artur, ForSerra representada pelo Presidente Edgar Neves, Rancho Folclórico de São Guilherme, Centro Social e Paroquial de Santa Catarina da Serra, Conferência S. Vicente Paulo, Escuteiros, Grupo de Jovens, Catequese, Acólitos, Conselho económico e Conselho Pastoral.
As diversas intervenções destacaram o importante papel desempenhado por este, ao longo dos 29 anos, na comunidade nas diferentes vertentes e valências, enquanto impulsionador, motivador, amigo e colaborador nas diversas causas da freguesia.
Visivelmente emocionado, ao longo de vários momentos, em que escutou as palavras que lhe eram dirigidas, o Padre Mário Verdasca confessou no final: “esta hora foi uma revelação, nunca me tinha apercebido que tinha feito tanta coisa boa e agradeço-vos por me lembrarem isso. Nunca fui uma pessoa que tivesse um conceito tão elevado de mim próprio. É difícil, passei meses a sofrer deveras mas, entretanto, fui rezando, fui pedido ao Senhor e ele vem sempre, nunca nos falha. Levo-vos no coração, não me vou embora, não me vou despedir. É apenas um «até já» e permanecerei por perto. Sobretudo percebo que tenho aqui gente que diz claramente «O Padre Mário faz parte da nossa família» e isto é um conforto inimaginável. Quero, sem dúvida, pedir perdão, por algumas coisas que se calhar saíram muitas vezes sem pensar, atitudes, palavras. Tenho um feitio que eu reconheço um bocadinho «primário» de qualquer maneira sempre consegui reconhecer e pedir desculpa. A minha gratidão é imensa. Procurei fazer o meu melhor em tudo.”
O Museu da Comunidade recebeu uma nova designação, passando a denominar-se “Museu P. Mário Verdasca” com a placa comemorativa a mencionar “museu intitulado P. Mário Verdasca, a 29.03.2025, em homenagem ao próprio pelos 29 anos ao serviço desta Paróquia”. Poderá ver/rever a homenagem nas redes sociais da Paróquia e da ForSerra.
De seguida, dirigiu-se ao Salão Paroquial onde foi surpreendido por várias crianças da catequese envergando uma tarja “Obrigado Padre Mário”. Entre música e bolo, a festa continuou até à hora da Eucaristia.
Foi na igreja repleta de pessoas, que deu entrada para celebrar a última eucaristia enquanto pároco de Santa Catarina da Serra. Envergou uma estola decorada pelos jovens com cruzes elaboradas com as suas impressões digitais, dizendo “Paróquia de Santa Catarina da Serra” e recebeu da comunidade um bonsai e um relógio, como símbolo do tempo que dedicou à comunidade.
O dia encerrou com um jantar convívio no Salão Paroquial onde se reuniu a comunidade.