Culturaliza-te! - Festa dos Santos Populares

Junho é o mês dos Santos Populares com festas e arraiais por todo o país nas noites de Santo António, de São João e de São Pedro. Por todo o lado há alegria.

Imagem: Culturaliza-te! - Festa dos Santos Populares

"Todos os Santos Populares

Fazem parte da nossa tradição

Festejamos com alegria

Santo António, São Pedro e São João"



Junho é o mês dos Santos Populares com festas e arraiais por todo o país nas noites de Santo António, de São João e de São Pedro. Por todo o lado há alegria. 

Nestas festas populares ainda resistem tradições como saltar a fogueira, oferecer à namorada ou namorado manjericos com quadras de amor.


A origem das festividades dos Santos Populares está ligada ao solstício de verão e a antigos rituais de fertilidade.

As principais festas dos Santos Populares são as Festas de Lisboa de 12 para 13 de junho, dia de Santo António e as do Porto, na noite de 23 para 24 de junho, quando se celebra o S. João. São festas muito animadas. A população vem para a rua comer, beber e divertir-se pelas ruas dos bairros populares, decoradas com arcos, balões coloridos e manjericos.


Santo António

Em Lisboa temos as marchas populares de cada bairro, que desfilam e enchem a rua com muitos figurantes, música e cores. Destacam-se Alfama, Graça, Bica, Mouraria. Come-se caldo verde e sardinha assada, canta-se e dança-se. A procissão de Santo António é também um momento forte.

As marchas populares remontam a 1932, quando foram organizadas as primeiras marchas competitivas, sob a orientação de José Leitão de Barros, a partir de um desafio proposto pelo então diretor do Parque Mayer, Dr. Campos Figueira de Gouveia. Estas tiveram como objetivo mobilizar a atenção dos lisboetas.




São João

No Porto, nos bairros mais tradicionais, como Miragaia, Fontainhas, Ribeira, Massarelos, há cor e alegria. Usa-se martelinhos de plástico e o fogo de artifício é lançado à meia-noite no rio Douro. Para muitos, a noite acaba junto à praia para ver o nascer do sol ou para um banho matinal.



São Pedro

Ao contrário dos outros Santos Populares, não há uma cidade em particular conhecida pelas suas celebrações de São Pedro.

Muitos locais diferentes celebram a data à sua maneira. Uma cidade popular que vive estas festas fortemente é São Pedro da Afurada em Vila Nova de Gaia. Os pescadores da cidade enfeitam os seus barcos e fazem uma procissão ao longo do Rio Douro, uma vez que São Pedro é o santo padroeiro dos pescadores. Estas celebrações têm início a 23 de junho e prolongam-se até 3 de julho e contam com concertos de vários artistas populares portugueses.



Por Fernando Valente

Redigido com pesquisa feita na internet


  • Data: 12 de Junho de 2024

Últimos Artigos